Postagem em destaque

O Cenário de 2022

sábado, 28 de março de 2015

A Máquina Pública Brasileira

    Um dos maiores problemas do país em todas as esferas, seja a federal, estadual ou a municipal, é a máquina pública, que é inchada, mal aproveitada e utilizada como cabo eleitoral e “maquiadora” de informações.
   Sabemos que no Brasil “a coisa não anda” começando desde o momento de posse de um prefeito, governador, presidente, pois já nesse momento quem ele chama para compor seus governos, como ministros e secretários, não são pessoas capacitadas ou conhecedoras e especialistas das áreas em que atuarão, mas sim seus aliados, amigos ou até na maior cara de pau, seus familiares, o que é uma afronta a lei anti-nepotismo. Além disso, quem esta no governo sempre busca favorecer os seus “amiguinhos”, em especial os financiadores das campanhas quando da realização de licitações e votação de leis.
    Diariamente vemos nos noticiários notícias que nos causam espanto, como exemplo a corrupção na Petrobrás e a utilização de órgãos públicos em benefício do próprio governo, entre outras mais que oneram o nosso país, nossos estados, nossos municípios e em especial nós, a população. Exemplo disso é que empréstimos milionários estão sendo feitos a outras nações e a socialite pelas instituições financeiras como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o BNDES, enquanto que o Brasil necessita de mais investimentos para melhorar a infraestrutura do país e alavancar sua economia. Outro exemplo é os Correios, que foi utilizado de maneira ilegal para distribuição de propaganda política na eleição do ano passado, e muitos outros são os exemplos.
   Como se isso já não bastasse sem nenhum receio os órgãos públicos são utilizados como “maquiadores” de informações. Exemplo disso é o IBGE, que divulga mensalmente o nível de desemprego no país, o que “oficialmente” esta em torno de 6%, só que quem ganha Bolsa Família, mesmo que não trabalhe não é considerado no cálculo do desemprego, assim como jovens que não estão cadastrados no SINE como a procura de emprego e isso não é divulgado. Além do mais muitas informações sobre a Contabilidade Pública são ocultadas, e até a Lei de Acesso a Informação ainda não é totalmente cumprida.
    Esta mais que na hora de o governo tomar vergonha na cara e fazer uma reforma política, a fim de melhorar a representatividade das diferentes regiões brasileiras na política, de acabar com o financiamento privado de campanha, de impedir de verdade que políticos corruptos se candidatem a cargo público, e de tornar menos brandas as penas aos políticos que praticarem atos ilícitos durante seus mandatos, caso contrário teremos de lidar com a utilização da máquina pública em benefício próprio dos políticos por muitos e muitos anos, fazendo com que o Brasil perca credibilidade e investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!