Postagem em destaque

O Cenário de 2022

sábado, 4 de julho de 2015

O Poder do Cooperativismo

   Desde os primórdios da humanidade o ser humano teve de trabalhar em conjunto com seu semelhante para alcançar seus objetivos, por exemplo, para caçar, e hoje em dia isso não é diferente e faz-se muito mais necessário.
    Esse conceito de trabalhar em conjunto em prol de um objetivo evoluiu e no século XIX passou a ser denominado Cooperativismo, que é definido como sendo uma doutrina que preconiza a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas. O que mais tarde consolidou-se na metade do século XX através de princípios próprios.
   Hoje em dia, no mundo inteiro existem cooperativas dos mais variados segmentos; de produção (têm como finalidade a comercialização de bens produzidos por seus membros), de consumo (têm a finalidade de comprar bens de consumo e revendê-los a seus associados a preços mais baratos que os do mercado), de crédito (têm a finalidade de fornecerem recursos financeiros aos seus associados), etc.
    No Brasil não é diferente, as cooperativas vem cada vez mais ganhando um maior espaço e se consolidando no mercado, e já é difícil de encontrar alguém que não seja cooperado a alguma cooperativa ou que não consuma bens ou serviços de uma. Como exemplo de cooperativas locais pode-se citar; a Aurora Alimentos (cooperativa de produção sediada no oeste do estado e que tem um alcance nacional com seus produtos), a CRAVIL (cooperativa de produção e consumo com sede em Rio do Sul e com forte atuação no Vale, Médio e Alto Vale do Itajaí), e a Viacredi Alto Vale (cooperativa de crédito com sede em Ibirama e atuação em todo o Alto Vale do Itajaí), além de muitas outras.
  Mediante a alta competitividade do mercado essas cooperativas são de extrema importância a todos nós, pois são uma forma de enfrentar o monopólio capitalista, onde todos saímos ganhando, pois esse tipo de sociedade fortalece o poder de compra de seus integrantes/cooperados, além de haver a divisão de riscos e custos o que possibilita maiores ganhos aos cooperados fomentando a economia local de onde estão instaladas.
    Dessa forma, espera-se que esse tido de associação seja cada vez mais difundido e mais pessoas tornem-se cooperadas, pois só teremos a ganhar conforme diz algumas frases que bem conhecemos, “Juntos somos mais fortes” e “A união faz a força”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!