Postagem em destaque

O Cenário de 2022

terça-feira, 16 de maio de 2017

Antene-se: Informação é Tudo!

     É, como diz aquela música “...hoje o tempo voa...”, e nesse voar somos inundados com acontecimentos e notícias novas, que fazem com que esse voo enfrente turbulências a todo momento, sendo pouquíssimo o tempo de serenidade, fazendo ainda com que se viva em uma arritmia imperfeita. Passado o epílogo, vamos aos fatos, que eu como um ser pensante ao extremo e faminto por informações, tenho por compartilhar e comentar para vocês hoje, caros leitores, subdividindo-os por blocos, conforme se segue abaixo. Boa leitura e reflexões.

Alto Vale do Itajaí:

    Mesmo não estando ou sendo um “grande centro” a nossa região produz muita informação, e por mais que em níveis econômicos a mesma esteja ainda praticamente parada, em outras esferas muitas coisas estão acontecendo.
    Destaco primeiramente a política, que aqui também anda lado a lado com as páginas policiais dos jornais, o que demonstra claramente o que já afirmei; a corrupção é endêmica nesse país e começa nas menores esferas, até chegar aos patamares estratosféricos que alcançou, algo que não vem de hoje.
     Aqui pode-se falar das irregularidades em obras públicas, seja o muro da Oscar Barcelos, que ainda está em curso as investigações, e a obra parada com o muro padecendo, ou ainda do caso da Prefeitura de Salete, onde inclusive o ex-prefeito encontra-se preso no momento. E não menos importante, as investigações de Caixa 2 na campanha eleitoral do atual prefeito municipal de Rio do Sul.
    Outro assunto que merece destaque é o alto índice de roubos e furtos na região, seja de grande escala, como o caso dos bancos em Pouso Redondo a pouco mais de um mês, ou em pequena, como todos os dias ficamos sabendo dos tantos que diariamente estão acontecendo, através dos noticiários locais. Isso demonstra que as autoridades de segurança não trabalham preventivamente, pois é sabido, que cada vez mais os bandidos estão vindo mais para o interior.
    Por último, é preciso saber, que conforme é visto em uma campanha publicitária a nível federal; “homem de bem também mata”. Faz-se necessário os motoristas ficarem conscientes disso antes de saírem dirigindo aloprados por aí, causando gravíssimos acidentes de trânsito, vide os inúmeros casos de atropelamento ocorridos na região recentemente, onde nem ao menos os motoristas prestaram o devido socorro. É triste isso, saber que as pessoas estão enraizadas interiormente em uma ética do mal.

Brasil:

   
    É realmente triste ver o Brasil “mal das pernas”, devido principalmente (óbvio que tiveram fatores externos também, mas em muito menor escala de impacto) a erros cometidos por uns e outros no campo político. É muito mais triste saber que as coisas que diariamente vem “a tona” não causam repulsa nas pessoas, de tanto que isso já se tornou “normal” e “aceito” por estas, tanto que estamos novamente apenas sentados a espera do desenrolar da Operação Lava Jato, que diga-se de passagem é lenta, e corre perigo de não ter fim, ou o ter precipitadamente, devido claro, aos inúmeros interesses políticos envolvidos, tendo em vista, que mesmo eu leigo do assunto, acredito que a operação não esteja sendo conduzida totalmente de acordo com os preceitos jurídicos (devido em especial ao apelo e atrapalho da mídia), por mais que eu pessoalmente seja um apoiador da mesma (todos deveriam ser) e do juiz Sérgio Moro.
    Viu-se na última semana o depoimento do Ex-Presidente Lula, em relação ao caso do Tríplex de Guarujá, e é mais que inacreditável a “cara de pau” do mesmo (apesar de já conhecermos como ele age ou agiu), entretanto como se não bastasse isso, muitos ainda o apoiam e pior, o fazem com o uso de dinheiro público. Exemplo disso são as pesquisas eleitorais divulgadas ultimamente referente ao cenário político para a eleição presidencial de 2018, que mostra ele na frente, porém destaca-se a presença de João Dória, demonstrando que o brasileiro pode estar por adotar pessoas menos incisivas no cenário político, além do crescimento de Jair Bolsonaro, o que demonstra que um Trump no Brasil é possível. Tudo isso, é reflexo de uma sociedade que está altamente dividida, o que esta por atrapalhar o desempenho do país em vários níveis, como o econômico.
   Outra notícia a se comentar, que tem relação com corrupção, que em outras palavras é o que foi tratado nos dois parágrafos anteriores é em relação a deflagração da Operação Carne Fraca, que alardeou todo o Brasil, trazendo consequências negativas para o país no setor agropecuário, que é o que no fundo mantém o nosso país em pé, e que internamente tornou-se motivo de muitas brincadeiras. Entretanto o assunto é gravíssimo, demonstrando que a corrupção está em todos os lugares, e que nem podemos confiar plenamente naquilo que comemos.
    Merece destaque aqui também o papelão da justiça brasileira, em especial o STF e seus ministros, que ultimamente batem boca entre si, exercendo um desserviço a sociedade brasileira através de suas decisões arbitrárias em favor de condenados.
    Agora, os assuntos que mais rendem e estão pipocando no país são as reformas, seja a da previdência ou trabalhista. Por mais “chocados” que alguns se dizem por poderem ter seus ditos direitos sucumbidos, é preciso ter uma visão totalmente contrária, isso porque as reformas são a correção de algo que deveria ter sido feito a muito tempo já (especialmente na época das “vacas gordas”), que porém foram deixadas de lado por um projeto de poder e populismo, e que agora precisam ser feitas urgentemente (e não são definitivas, daqui uns 20 anos serão necessárias novas reformas) para buscar diminuir o rombo e garantir que os direitos no futuro sejam pagos, pois de nada adianta se ter um direito, sendo que não se tem dinheiro para pagar esse direito, vide o que está acontecendo no estado do Rio de Janeiro. O governo está ainda enfrentando resistência, porém espero que sejam aprovadas as medidas, que é também importante destacar, estão sendo discutidas com bastante diálogo do governo, diferentemente do que acontecia no governo anterior.
   Para ultimar esse tópico é importante dar um destaque ao cenário econômico brasileiro, onde as taxas de juros estão caindo (até que enfim), bem como a inflação, entretanto o crescimento ainda é pouco, ou quase zero, sendo que se esperava muito mais deve governo tampão, pois ele literalmente tem “a faca e o queijo na mão” para fazer as mudanças, que independem de seu grau de aprovação, porém devido ao cenário político nebuloso, onde a corrupção também esta impregnada nesse governo, as perspectivas apesar de positiva, não nos dizem muita coisa, e a recuperação das perdas demorará um bom tempo ainda para ocorrer.

Mundo:

     A nível mundial a escalada do terrorismo sem precedentes e explicação cabível continua a assustar, porém o que mais assusta de verdade são dois governantes: Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América, e Kim Jong Un, ditador da pequena Coréia do Norte.
    O primeira assusta devido a sua imaturidade política, onde em poucos meses de governo já está envolvido “até o pescoço” em problemas causados por ele mesmo, demonstrando-se como uma criança envolta de inúmeros brinquedos sem saber qual escolher ou o que fazer. Já o segundo assusta pela sua insistência em desenvolver mísseis e tecnologia nuclear, inclusive testando-os seguidamente, colocando em risco a segurança internacional, agindo também como uma criança. E assim um possível embate de ego entre os dois, pode no mínimo deixar muitas pessoas correrem riscos, pois até o momento não se sabe ao certo, qual o real poder bélico norte coreano.
     Por último, o que marcou os últimos dias foi o ataque hacker ocorrido mundialmente que infectou milhares de computadores mundo a fora. Até o momento não se sabe ao certo qual a origem do mesmo, entretanto o que se sabe mesmo é que no mundo virtual ninguém está a salvo de ninguém, e que se pode aparentemente tudo através desse meio, sendo as consequências inimagináveis em sua plenitude e que pode apostar, esse será o mais novo e importante meio utilizado por bandidos para surrupiar as pessoas.
    Obviamente isso não é tudo, sendo apenas alguns dos meus mais importantes destaques para o momento em relação as minhas leituras digitais e visuais mais recentes do mundo. E aí, gostou? Concorda? Não? Deixe seu comentário abaixo e vamos construir o saber, porque quem pensa está sempre um passo a frente. Semana que vem trato mais a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!