Postagem em destaque

O Cenário de 2022

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O Crime e a Pena de Morte

  No Brasil e no mundo os índices de violência e criminalidade estão cada vez maiores, sendo que o que chama muito a atenção é a brutalidade dos crimes praticados.
  Cada país adota medidas diferentes para buscar acabar, ou melhor, diminuir esses índices, e isso se encontra especificado em seus Códigos Civil e Penal.
  Uma das medidas em debate em todo o mundo é a Pena de Morte, a qual é o centro de diversos debates. O assunto voltou a ficar em alta no Brasil após em Janeiro um brasileiro narcotraficante ter sido executado pela Indonésia. O fato gerou muito repercussão na mídia, e fez com que o governo brasileiro oficialmente entrasse com um pedido de adiamento da execução (medida essa, em minha opinião tomada de forma errônea, haja vista que a lei daquele país é clara ao dizer que o narcotraficante é passível de receber a pena de morte), porém não obteve êxito, e pior, só criou mais uma crise diplomática.
   É sabido que no Brasil, as leis pouco inibem os criminosos, haja vista que são em sua maioria brandas, assim sendo essas precisam ser renovadas, e uma medida que esta sendo tomada (pelo menos já esta em pauta no Senado e Congresso Nacional), é a diminuição da maioridade penal para 16 anos, é pouco, mas já é um bom começo, pois também já se encontra em debate a questão do não desarmamento da população, pois a mesma já se disse contra o desarmamento em referendo realizado em 2005, mesmo assim o governo tratou de diminuir o número de armas em poder da população brasileira.
   Além disso, os nossos Códigos Civil e Penal brasileiro precisam passar por uma atualização, tornando em especial as penas mais severas, e é aí que se encaixa a Pena de Morte: Será que ela seria viável para o Brasil? Vários países já a adotam a tempo, em especial países desenvolvidos como os EUA, quando da prática de crimes mais bárbaros. O mesmo não poderia ser feito no Brasil? 
    Fica aí um questionamento para cada um analisar. Eu particularmente sou a favor, inclusive também da prisão perpétua, afinal certos crimes merecem uma maior punição a quem os comete. É certo que a pena não fará com que o tempo volte e o mesmo não tenha sido feito, bem como exemplo, não trará uma pessoa de volta, mas pelo menos a real justiça será feita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!