Postagem em destaque

O Cenário de 2022

terça-feira, 21 de abril de 2015

O Importante Papel das ONG’s

    As ONG’s, sigla para Organizações Não Governamentais, são um importantíssimo instrumento utilizado pela sociedade na busca por justiça, seja ela social, ambiental, etc, e por isso que existem em diversos países, em especial nos menos desenvolvidos.
   Tais entidades tem por característica serem sem fins lucrativos, dotadas de orçamento próprio para se manter (sendo que a verba que vier deve ser declarada por todas as partes), sendo regidas por seus estatutos, e em sua maioria são criadas por uma pessoa ou grupo de pessoas com o intuito de defender alguma causa. Vale ressaltar aqui que a conhecida ONU (Organização das Nações Unidas) apesar de possuir características muito semelhantes com a de uma ONG, não a é, haja vista que é uma instituição internacional formada através da união de países, ou seja, de governos, assim sendo muitas vezes o interesse estatal se faz presente em sua tomada de decisões (deve ser por isso que ela muitas vezes deixa a desejar em sua atuação).
    Infelizmente muitas vezes tais entidades caem em descrédito pela população, em especial quando do anúncio de escândalos com alguma ONG, o que ocorre de vez em quando, quando se ouve que ocorreu desvio de recursos das atividades fim e até enriquecimento pessoal. Obviamente que esses casos são exceções, entretanto é sabido que há uma pequena fiscalização sobre as ONG’s, que de maneira alguma podem ser utilizadas como uma artimanha.
     Aqui em nosso país devido especialmente ao falho governo brasileiro que deixa de cumprir de forma plena com muitas de suas obrigações, como nas áreas social (um exemplo é a falta saúde e educação de qualidade) e ambiental (ações de preservação do meio ambiente são pouquíssimas vezes realizadas), é de se destacar a atuação das ONG’s, as quais cada vez mais ganham força e devido as suas atuações, que podem até ser pequenas, mas ajudam em muito a melhorar a vida das pessoas.
      Entre as ONG’s que merecem destaque e são conhecidas nacionalmente pode-se citar: o Instituto Ayrton Senna (que trabalha para ampliar oportunidades de crianças e jovens por meio da educação), a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente que trabalha em busca do bem-estar de pessoas com deficiência física), a WWF Brasil (tem atuação mundial nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental), o Instituto Akatu (que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente), Fundação Abrinq (que atua na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes), entre muitas outras que merecem a nossa gratidão e um intenso bater de palmas, em virtude do que fazem em prol de suas causas, o que ajuda a melhorar a vida de muitas pessoas.
   Já em nível local podemos destacar a APAD (Associação Protetora dos Animais Desamparados com sede em Rio do Sul e que faz um belíssimo trabalho de conscientização da sociedade sobre a importância da posse responsável, bem como de alerta sobre os direitos dos animais, protegendo-os contra os maus tratos além de ressaltar a necessidade da castração e recolocar os animais em novos lares).
    Por fim, não posso deixar de dar meus Parabéns as ONG’s, seus idealizadores, executores, administradores e funcionários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!