Postagem em destaque

O Cenário de 2022

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A Crise Humanitária Atual e a Imigração

    Estamos atualmente passando por uma profunda crise humanitária mundial, intensificada especialmente pelos conflitos no oriente médio em razão de confrontos ideológicos de religião, e de poder. E esse é um tema que vem gerando diversos debates mundo a fora.
    É sabido que no inicialmente o ser humano era nômade, haja vista que não se estabelecia de forma fixa por muito tempo em um mesmo lugar, estando sempre em busca de locais melhores (com mais alimentos, por exemplo), hoje a coisa não deixa de ser muito diferente, mesmo que tenhamos há muito tempo deixado de lado essencialmente esse perfil nômade, afinal de contas estamos sempre em busca de melhorar nossas condições de vida, o que passa pelo crivo da oportunidade, a qual se aparece e é melhor que as condições atualmente apresentadas vamos em busca e isso acaba por nos tornar imigrantes ou emigrantes.
     Na maioria das vezes a intensificação de processos migratórios dá-se por problemas enfrentados por países, exemplo disso foi às guerras mundiais, que, por exemplo, fizeram com que inúmeros italianos e alemães, especialmente, viessem a se estabelecer no Brasil, mais especificamente no sul do país.
     Atualmente, essa massa de migrantes dá-se em razão da fuga de conflitos e da pobreza, e inúmeros países estão recebendo essas pessoas, em especial a Europa, mesmo que muitas vezes a contragosto, e por isso a situação tornou-se calamitosa chegando ao patamar de uma enorme crise, gerando discussões de todos os tipos.
    O Brasil também é parte integrante desse processo migratório, ao receber nos últimos anos milhares de haitianos, mas é também preciso saber que não se pode receber tais pessoas a reveria, pois é preciso dar-lhes mínimas condições, e em um país onde seus nativos já passam por inúmeros problemas, tal atitude acaba sendo um pouco contraditória, até porque um exemplo, é que os mesmos tornam-se pela necessidade, uma mão-de-obra mais barata, o que gera desemprego aos nativos e em um círculo vicioso provoca a diminuição de salários.
     É importante salientar, que em situações desse tipo existe também a figura de que alguns dos que se arriscam a começar do zero em outro país, se aproveitam da situação, mesmo talvez estando em melhores condições que os demais para também buscarem algo melhor, e isso não pode ser condenado, pois é algo nato a todo mundo.
  Como muitos afirmam; sim, imigrantes trazem problemas de ordem social, mas é preciso auxiliá-los em sua adaptação, mas por outro lado, como em alguns países da Europa, em especial a Alemanha (olha que irônico que chega a ser, o país que exterminou milhares de pessoas por serem de uma “raça inferior”, é o que mais e melhor esta acolhendo os sírios, principal povo migrante do momento), onde se vê sua população envelhecer e não se renovar, a falta de mão-de-obra é grande, principalmente para atividades de menor prestígio, mas essenciais ao bom andamento do país, que como os nativos de tal lugar tem um maior nível de escolaridade, tais não “aceitam” realizar atividades do gênero, assim estes migrantes são bem-vindos.
   A questão que deve ser levada em conta, é que todos somos seres humanos, e o preconceito deveria já há muito tempo ser algo inexistente, mas não é fácil acabar com ele, por isso a questão não é tão facilmente resolvida. As pessoas precisam ser acolhidas, e é inadmissível deixar um semelhante desamparado quando este precisa de ajuda.
     É preciso tratar a situação com seriedade e adotar medidas sociais sérias a nível mundial, afinal de contas, esse não é o primeiro, muito menos será o último processo migratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!