Postagem em destaque

O Cenário de 2022

domingo, 4 de outubro de 2015

Tempos de Crise: Será Mesmo Que O Brasileiro Não Desiste Nunca e Tem Realmente Orgulho de Ser Brasileiro?

     Cá venho eu escrever novamente a respeito do assunto crise, até porque o meu propósito com esse blog é escrever a respeito dos assuntos do dia-dia expressando opiniões, e este é o assunto do momento, pois estamos passando no Brasil por uma gravíssima crise, a qual só não a enxerga quem não quer. Obviamente que essa não é a primeira crise, e muito menos será a última, mas o momento é de alerta máximo.
    Essa crise foi desencadeada especialmente pelo governo federal através de medidas e tomadas de decisões equivocadas, escancarando ainda mais a precariedade do nosso país, e esta agravando muitas outras crises internas, como a política, que esta uma bagunça total, onde o bem do país nunca esta em primeiro lugar, mas somente os interesses dos partidos políticos (agora já são 35 com mais 3 aprovados em Setembro).
    Os maiores efeitos da crise são sentidos pelos cidadãos comuns, pois tudo aumentou com a alta da inflação (que, aliás tende a aumentar ainda mais com a alta do dólar que não é contida o suficiente com a intervenção do Banco Central, que logo corre o risco de ficar sem dólares em “estoque”), aumentando o custo de vida do cidadão, que esta perdendo até as suas “conquistas” que o governo insiste em propagar. Por isso eu digo, quem ainda consegue fazer mágica e poupar faz muito bem, e tem de guardar mesmo, pois o futuro próximo é cinzento.
    O governo não fez e não faz o seu papel, pois ao anunciar na semana passada medidas de cortes ministeriais, não o fez em nenhum momento pensando na contenção de gastos, mas sim, somente visando à governabilidade, a fim de conseguir apoio no congresso e senado federal para poder concluir o atual mandato.
     Para buscar voltar a crescer e diminuir os efeitos da crise, inúmeras medidas estão sendo discutidas e tomadas, entretanto a receita é a mesma já conhecida e utilizada há muitos anos: tirar da carne do brasileiro, dos trabalhadores e empresários, como se já não pagássemos o pato. Aumentaram os preços administrados (até o resultado da eleição presidencial do ano passado), como a energia elétrica e combustível, além disso, tiraram-se benefícios fiscais de alguns ramos de empresas (o que agrava ainda mais o desemprego já crescente), e querem retirar recursos do Sistema S (que tem um importantíssimo papel na vida de empresas, trabalhadores e estudantes, papel este que segundo a Constituição Federal o próprio governo deveria exercer, mas não o consegue), e como se isso já não bastasse querem elevar ainda mais a altíssima carga tributária brasileira com a volta da CPMF, carga tributária esta que a tempo já se pede por reforma que nunca saiu do papel.
    Tudo isso é o contrário do que o país precisa, pois para sair da crise é preciso trabalho, é preciso dar condições paras as empresas produzirem e serem competitivas, é preciso gerar empregos, é preciso estimular o consumo, mas as medidas anunciadas e em projeto vão tudo no caminho do contra, e assim, enquanto os outros países, até menores como o Chile, vão crescendo a passos largos, nós estamos encolhendo proporcionalmente.
    Como se isso já não fosse o suficiente, a Operação Lava Jato vai se desenrolando e descobrindo um emaranhado de podres com ligações enormes e mais complexas do que as que um gato faz quando brinca com um novelo de lã, atingindo em cheio o governo e políticos do alto escalão, mas os chefões ainda continuem de pé e rindo da nossa cara.
    Mesmo diante disso tudo, a mobilização dos brasileiros diminuiu e tudo esta sendo aceito “goela abaixo”, e aí eu sou obrigado a discordar daquela velha frase e bordão brasileiro de que “o brasileiro não desiste nunca”, pois a cada nova convocação para ir às ruas protestarem o público foi menor, chegando ao patamar de praticamente acabarem as manifestações, e aí me desculpe, mas não tem como se ter orgulho de ser brasileiro, um povo que aceita tudo sem pestanejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!