Postagem em destaque

O Cenário de 2022

sábado, 12 de março de 2016

O Sul é o Meu País!

   Estamos vendo nos últimos meses se intensificar um sentimento de desgosto pelo país devido especialmente a crise política, e esse sentimento é em todo o Brasil, porém de forma mais forte na região sul, onde com isso o desejo de separatismo fortaleceu-se fazendo com que o Movimento O Sul é o Meu País renascesse e ganhasse força.
   Segundo a mais recente pesquisa realizada pelo GESUL (Grupo de Estudos Sul Livre) ao final de 2014, 73,32% da população sulista das cidades com mais de 100 mil habitantes é favorável à separação da mesma do país em prol da criação de uma nova nação, índice este que vem numa tendência crescente nas últimas pesquisas realizadas, e que deve ser maior, devido ao fato que as cidades menores são ainda mais separatistas.
     Eu pessoalmente sou favorável ao movimento e enumero os motivos disso:
·     Primeiramente que a busca pela independência não é um ato ilegal perante a corte internacional, muito menos na nacional.
·      Segundo que uma eventual nação sulista acabaria com a injusta distribuição dos impostos federais, pois os números mais recentes apontam que apenas 20% dos impostos arrecadados pelos 3 estados do sul retornam aos mesmos, sendo assim somos os “burros de carga” de muitos outros estados.
·      Terceiro que teríamos uma administração mais perto de nós, o que tornaria muito mais fácil a administração da região e resolução dos problemas.
·    Em quarto lugar que temos uma diversidade cultural e ambiental de dar inveja a muitos países, uma área territorial muito maior que outros países de primeiro mundo, um PIB e renda per capita altíssimos, empresas de grande porte, uma agricultura forte que nos sustentaria, um alto poder militar (até porque historicamente, até pela nossa formação étnica, somos guerreiros), boas relações internacionais com vários países, o 2º maior porto da América Latina. Está bom ou quer mais?
  O movimento vem crescendo, se estruturando, e cada vez mais vemos carros nas cidades com adesivos de apoio ao mesmo, o que é um bom sinal para os idealistas e organizadores do mesmo, que diante disso estão intensificando a divulgação das propostas da causa, e inclusive vai marcar história em Outubro desse ano, quando juntamente com as eleições municipais (a ser realizada em 02 de Outubro) realizará um plebiscito consultivo a respeito da favorabilidade ou não a separação da região, o que dará uma visão clara e verdadeira sobre o que os sulistas querem e servirá de novo argumento para embasar suas ações e defesa da causa, inclusive diante da corte internacional, em órgãos como a ONU e outros.
    O que esta por vir e até onde o movimento chegará só o futuro dirá, mas desde já é um alento para os sulistas com a esperança de um futuro melhor, onde possamos erradicar a corrupção, diminuir a desigualdade social, melhorar a infraestrutura, e nos tornar até que enfim um país de primeiro mundo.
    Mais informações sobre o movimento podem ser encontradas em: http://www.sullivre.org. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!