Postagem em destaque

O Cenário de 2022

sábado, 13 de outubro de 2012

Análise da Eleição 2012

Terminado o pleito eleitoral de 2012 em nosso alto Vale do Itajaí vamos a algumas análises de forma bem sintética a respeito do resultado. Vale ressaltar que não sou nenhum "Expert" no assunto, mas vou comentar alguns resultados sobre cidades ao qual tinha algum conhecimento popular e/ou ouvi comentários pelas ruas.

                                 

  • Rio do Sul: 
Muitos esperavam uma diferença ainda maior nas eleição para prefeito, porém os fatos ocorridos na última semana deixaram o resultado imprevisível até meados da metade da apuração dos votos, mas no final parece que deu o óbvio, o povo mostrou sua sorte.

De forma até surpresa alguns vereadores se reelegeram onde ninguém mais esperava e outros voltaram a câmara. Agora as surpresas maiores foram a eleição de Zeli da Silva para vereadora e a não eleição de Claudio Cimardi. Porém muita coisa pode mudar ainda, até porque recursos e julgamentos não faltam para o TRE e TSE analisarem.

  • Lontras:
O resultado já era previsível, porém a diferença entre os candidatos a prefeito foi menor do que esperava-se.

  • Ituporanga:
Reviravolta na eleição para prefeito, o candidato favoritíssimo foi para o "saco".

  • Aurora:
E quem diria o Fumo perdeu.

  • Ibirama:
O reinado de Ayres Marchetti e sua "trupe" acabou, maior surpresa de toda a região.

  • Presidente Nereu:
O povo se rebelou contra a atual e boa administração municipal em razão dos seus aliados e elegeu o candidato da oposição que é do povão. Mas a surpresa foi enorme, a diferença entre os candidatos a prefeito que nunca na história passou de 100 votos, dessa vez foi de mais de 700 votos, vai ficar marcado na história, o PT sem tradição na cidade elegeu o prefeito e muitos vereadores. Essa é a cidade da região em que podemos ter nova eleição, pois o candidato eleito esta lutando na justiça para ser empossado em 1º de Janeiro de 2013, caso isso seja negado, terá-se novas eleições com novos candidatos.

  • No geral:
Tenho que destacar a limpeza nas ruas das cidades durante essas eleições, nunca na história  tínhamos visto uma eleição com tão poucos santinhos jogados no chão, será que isso é resultado do fortalecimento da internet?

É, parece que na maioria das cidades os atuais governos, ou apoiados por estes saíram perdidos, isso mostra o poder do povão muitas vezes com sentimento de vingança.

Destaco ainda o poderio e tradição do PMDB, o partido já fortalecido cresceu ainda mais na região, já o PT mostrou que esta chegando com tudo, com um enorme crescimento na região, já o PSD mostrou força nas câmaras legislativas, porém no poder executivo quem o salvou foi a Martina e Silvio Venturi, dessa forma os grandes perdedores nessas eleições foram o Governador Raimundo Colombo, mas principalmente o Prefeito de Rio do Sul, Sr. Milton Hobus.

Falando em Milton Hobus, incrivelmente na semana após a eleição mais de 50 pessoas que estavam trabalhando em cargos de estágio ou comissionados na Prefeitura Municipal de Rio do Sul foram demitidos, por que será? Tem muita coisa para esconder é? 

Por outro lado Gariba, o próximo prefeito de Rio do Sul, já esta a conversar com seus correligionários para montar seu governo e ver quem colocará a frente das secretarias municipais, muitas especulações já rolam pela cidade.


Enfim espero que todos os eleitos façam um bom governo, e vamos ver no que vai dar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!