Postagem em destaque

O Cenário de 2022

sábado, 13 de setembro de 2014

Um caso curioso: O Alto Vale e o Futebol

   O tema dessa postagem é algo que me deixa bastante encasquetado, haja vista que não consigo entender como uma região tão grande e importante como a Alto Vale do Itajaí não tem um time de futebol que a represente em nível nacional.
    A nível estadual temos o Atlético de Ibirama, que é importante ressaltar que existe somente graças a figura de uma pessoa, pois não vemos nenhuma mobilização local dos empresários da região em apoiar esse time. Se não fosse o Sr. Genésio Ayres Marchetti, que praticamente banca sozinho o time, este nem mais existiria. Outro fato é que o time é de Ibirama, uma cidade de porte muito menor que Rio do Sul, que é a capital da região do Alto Vale do Itajaí, e que teoricamente deveria concentrar os maiores investimentos também no esporte.
    O futebol é o esporte mais amado e com o maior número de praticantes no Brasil, e em nossa região sobrevive praticamente somente graças aos times amadores. Para se ter ideia Rio do Sul possui um estádio municipal, que convenhamos, encontra-se em pior estado do que muitos campos de futebol amador. Além disso, em Rio do Sul não temos nenhum complexo poliesportivo. É preciso mudar isso, e essa mudança deve partir de iniciativas públicas e privadas.
     Por outro lado, vimos que felizmente, nos últimos anos, despontaram outros esportes na região, e em especial em Rio do Sul, como por exemplo, o vôlei, o futsal, o basquete e o atletismo, e os esportes de aventura em Ibirama, porém acredito que isso é muito pouco ainda. É preciso investir mais no esporte, tendo em vista que ele é objeto de transformação social, sendo uma forma de buscar com que menos jovens, em especial, adentrem no caminho das drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!