Postagem em destaque

O Cenário de 2022

sábado, 9 de maio de 2015

A Mídia e Seu Poder de Influência em Nosso Dia-Dia

   É inegável a importância que a mídia tem na vida das pessoas, tanto que inúmeras discussões e debates, muitas vezes fervorosos surgem apenas depois que algo é apresentado na mídia, seja ela a impressa (como jornais, revistas e livros), a digital (como as mídias sociais e a internet), ou ainda a TV, filmes, etc. Além do mais, em muitas vezes o que aparece na mídia é reflexo da realidade, e por isso que a mesma torna-se tão importante, pois influencia diretamente na vida das pessoas, e até porque mesmo o que é irreal torna-se realidade por influência do que aparece na mídia.
   Ultimamente o número de polêmicas advindas através da mídia multiplicou-se ainda mais, e a cada dia que se passa novos assuntos e discussões surgem para nos fazer refletir. Em alguns casos as polêmicas tornam-se tão grandes que chegam a envolver nações, religiões, etc, sendo inclusive o motivo de bate-papo de boteco, e até de grande destaque na própria mídia.
     Dentre o que se destacou recentemente e teve grande apelo social, não exclusivamente no Brasil, gostaria de destacar 3 assuntos e comentar a respeito dos mesmos abaixo;

1 – Filme A Entrevista: O filme lançado no final de 2014 após um fervoroso embate político entre EUA e Coréia do Norte, que gerou inclusive atraso no lançamento do mesmo e críticas do governo norte-coreano ao norte-americano, retrata com humor um suposto ataque ao ditador coreano. Apesar de ser um filme humorístico, ele carrega intrinsecamente consigo aquilo que é um desejo dos norte-americanos que é o de acabar com o regime daquele país, e foi lançado em um período de enorme atividade de embate político entre os países, por isso não me admira a polêmica gerada.
2 – Filme 50 Tons de Cinza: O primeiro filme de uma trilogia adaptado do livro de mesmo nome e lançado nos cinemas em Fevereiro desse ano repercutiu e muito mundo a fora, haja vista que sua versão cinematográfica atingiu um público enorme. Seu conteúdo sexual sadomasoquista gerou diferentes reações, como o repúdio de feministas por considerá-lo machista de mais, o interesse de casais pelo novo e até o aumento das vendas dos chamados sex shops, demonstrando assim a força exercida pela mídia sobre o ser humano, o que pode ser positivo, ou negativo.
3 – Novela Babilônia: Atual novela das 21 horas da Globo dá destaque a tema apelativo que cada vez mais faz parte do roteiro de suas novelas, o homossexualismo, além de dar exemplos de coisas nada boas, e por isso esta sofrendo na audiência e sendo boicotada por evangélicos. Como já disse em outra postagem, nada contra, só que o tema já esta “batido” de mais, e o receio de todos é a influência que o tema tem sobre aos jovens.
    Isso é pouco diante de tudo que diariamente invade o nosso dia-dia, mas já serve para refletirmos a respeito, além de que serve também para tomarmos atenção, haja vista que temos o direito e devemos ser seletivos naquilo que vemos, e o que os pais deixam seus filhos verem, mesmo que isso seja muito complicado, devido à diversidade da e grande alcance da mídia.
    Por fim, também é importante ressaltar o papel da mídia, pois mesmo que nem tudo seja de “boa qualidade”, é ela que nos deixa a par do que ocorre por aí e nos oportuniza o conhecimento, mas por outro lado “vicia”, pois é como o marketing, chegando a manipular pensamentos e necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!