Postagem em destaque

O Cenário de 2022

segunda-feira, 20 de junho de 2016

A Inimizade Com o Relógio que Gera o Mal do Século 21 - O Stress

   Estamos em constante evolução, o tempo esta mudado, e apesar de aparentar estar tudo mais cômodo através de todas as coisas que foram criadas para facilitar a nossa vida, estamos vivendo em um perigo maior e pior.
   Afirma-se isso, pois a correria esta só por nos gerar mais insatisfação, resultado: andamos cada vez mais frustrados e insatisfeitos, e tudo isso é devido aos motivos abaixo mencionados:
· O trabalho que é a nossa fonte de recursos para viver nos gera frustração, pois muitas vezes não estamos atuando naquela área onde gostaríamos de estar, mas o estamos, pois o que move o mundo, como se sabe é o dinheiro (o que veio junto com o capitalismo), e infelizmente, muitas pessoas ao escolher sua profissão deixam de lado a sua paixão, aquilo que lhes dá “tesão” em fazer, e optam por outra coisa que lhes dá mais dinheiro.
·    Outro fato é que somos muito competitivos, tratamos os outros como nossos inimigos, enquanto deveria ser o contrário, aí devido a essa competição queremos sempre mais e mais, e ser mais que os outros, mesmo que em certos momentos não podemos (isso falando em questão puramente financeira), o que é certo que nos trará mais sacrifícios, teremos, por exemplo, que trabalhar mais para custear a aquisição de tal coisa. É óbvio que devemos ter sonhos, aliás, são eles que nos norteiam e dão sentido a nossa luta diária, porém eles devem ser reais e palpáveis.
·   Outro fator importante é que cada vez mais temos menos momentos verdadeiramente de lazer, pois a TV e a internet tornaram-se vícios e troca-se momentos de vivência em ar livre por ficar a frente de um computador nas tais redes sociais horas e horas nos momentos ditos de descanso.
·    Além disso, é importante ressaltar que é bem verdade também que muitos locais ditos de lazer são bem caros para se frequentar (tais como parques de diversão como o Beto Carrero World, entre outros, parques aquáticos, estádios de futebol, espetáculos, etc) ficando inviável muitas vezes o seu acesso, ainda mais nesses períodos de crise. Porém, sabe-se que existe também lugares públicos e eventos de acesso gratuito, o problema é que os governos (seja em qualquer uma das três esferas) infelizmente investem muito pouco nisso ainda, seja em praças de lazer, eventos esportivos e culturais, etc.
·   Como se não bastasse o já descrito acima, o amor que também nos trás um relaxamento esta cada vez mais em desuso em relação ao sentido original e básico da palavra, sendo que também muitas vezes as pessoas não tem mais tempo pra ele, resultado; cada vez mais vemos brigas e separações, e consequentemente os casamentos estão durando cada vez menos.
    Assim o relógio virou nosso inimigo, e passou-se a ter o mesmo número de horas que se tinha antes, mas muito mais coisas por fazer nesse mesmo espaço de tempo (e olha que nem comentei a respeito de outras atividades, tais como: o estudo, filhos, trânsito, etc, que também fazem parte da nossa rotina corrida do dia-dia). Estamos diariamente a ponto de explodir e quem acaba sofrendo junto com nós devido a isso são aqueles que estão junto a nós, e isso vai gerando um efeito cascata muito ruim, sendo que o resultado disso tudo é o que mais se vê a cada dia; um quadro onde mais pessoas encontram-se de atestado por problemas psicológicos, emocionais, etc, e as clínicas especializadas nesses tipos de tratamento andam cada vez mais cheias. Mediante ao exposto, infere-se que isso tudo esta levando as pessoas ao quadro de stress, que já é considerado pelos especialistas em saúde o mal do século 21 a nível mundial.
    Para mudar isso é preciso se ter consciência de que nossas escolhas definem o que somos e seremos, e nisso podemos estar trocando a felicidade pelo stress no futuro, devido as nossas atitudes diárias.
    Em suma, é possível enfrentar toda essa “peleia” e sobreviver bem, porém isso depende de (mais) um esforço de cada um, mas um esforço para o bem, pois a resposta esta em nós mesmos; fazermos aquilo que se gosta (sabe-se que nem sempre é possível), amar mais, se divertir mais, e para se conseguir realizar isso é preciso planejamento, em especial o planejamento financeiro (que pouquíssimas pessoas fazem, e é muito útil e eficaz), e quanto antes ele começar melhores serão os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!