Postagem em destaque

O Cenário de 2022

domingo, 5 de junho de 2016

O Brasil e o Processo de Impeachment

    O Brasil esta passando por uma espécie de tsunami, em especial nos últimos 30 dias. Se por um lado o governo, por enquanto de forma provisória, trocou de mãos gerando uma grande mudança, por outro, na prática essa mudança ainda não ocorreu efetivamente.
    Chegamos nesse ponto devido a inúmeros fatores que já relatei em postagens anteriores, como o fato de quando o PT assumiu o governo, em vez de melhorar a educação, a saúde, a segurança pública, a infraestrutura econômica e fazer um ajuste fiscal de longo prazo, o país gastou tudo em consumo, aproveitando aquele presente para “ganhar o povo” e conseguir poder, mas descuidando do futuro, acabando com o tripé macroeconômico herdado de Fernando Henrique Cardoso que eram as metas de inflação, o câmbio flutuante e a disciplina fiscal. Porém, no início tudo estava favorável, mas após o mensalão a coisa começou a desandar e os fatos obscuros realizados na espreita começaram a vir à tona, sendo que após 2013 a crise, causada em grande parte pelo próprio governo chegou “chegando”.
    Diante disso, desde 13 de maio Michel Temer é o presidente interino do Brasil até o julgamento final do processo de impeachment de Dilma Roussef. Ele assumiu com um discurso de esperança, porém seus primeiros anúncios desagradaram muita gente, isso porque como sabemos tudo hoje em dia é política, e para governar é preciso de apoio político e para conseguir isso ele teve que nomear ministros que tem os seus nomes envolvidos em escândalos especialmente na Operação Lava Jato, e devido a isso trocas de ministros já precisaram ser feitas e muitas polêmicas já surgiram.
    Temer começou errando, especialmente porque quer agradar todo mundo e efetivamente ainda não governou. Dessa forma a corrida dele contra o tempo esta ficando mais difícil, e o cenário ainda não esta definido em relação a sua efetivação no governo, a não ser que novos fatos contra Dilma venham a tona (o que não é nem um pouco difícil de acontecer nos próximos dias/meses devido as temidas delações premiadas). Entretanto um fato positivo é que ele foi humilde e reconheceu os erros (e afirmou que quando errar irá corrigir o erro e não que se errar o corrigirá, diferentemente de Dilma que foi e é autoritária e arrogante o que inclusive resultou em uma falta de diálogo dela com o poder legislativo).
    A verdade é que mesmo não sendo o nome ideal para governar o país, Temer assumiu o poder e veio para dar esperança ao país, principalmente para os empresários e investidores brasileiros e estrangeiros, e fazer o país ficar mais distante de se tornar uma nova Venezuela (aliás, lá esta faltando até papel higiênico), porém é importante ressaltar que o processo de impeachment ainda não esta concluído e dará muito “pano pra manga” até o seu término.
    Enquanto tudo isso acontece o Brasil e os brasileiros continuam na mesma definhando e as medidas que precisam urgentemente ser tomadas não saem do papel. Como Temer disse em seu discurso de posse e colocou como lema de seu governo; Ordem e Progresso, e é isso que o Brasil precisa. É necessário deixar de lado a ideia do imediatismo e adotar a palavra planejamento como base pra tudo, pois bons resultados de verdade são colhidos apenas a médio e longo prazo. No momento é necessária a tomada de medidas duras que podem gerar insatisfação, como a reforma da previdência, mas que surtirão efeito e muito positivo no futuro. É preciso uma mudança radical na forma de governar, como Macri já começou a fazer na Argentina com uma guinada no país e os primeiros bons resultados já começam a aparecer.
    Por fim, é mais que necessário deixar com que a Operação Lava Jato continue sem interferências a fim de que todas as ligações entre os corruptos sejam reveladas e todos os envolvidos sejam devidamente condenados pelos seus crimes, pois todos queremos deixar essa etapa pra trás, mas para isso ocorrer primeiramente temos de saber tudo que foi feito por “trás dos panos”, afinal ficamos sabendo apenas da ponta do iceberg, e tem muita coisa ainda por investigar.  Além disso é preciso intensificar a adoção de medidas anticorrupção e uma delas e essencial é a implementação em sua plenitude do Sped Fiscal para todas as empresas.
   Assim, em meio a todo esse imbróglio quem perde é o ainda "pobre" Brasil, que apesar de tudo tem na sua gente muita força e a esperança de dias melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!