Postagem em destaque

O Cenário de 2022

sexta-feira, 23 de março de 2012

Cadê o diálogo?

Conforme a Constituição Federal do Brasil (lei máxima do país), os trabalhadores tem o Direito de fazer greve.

Essa situação cada vez mais torna-se mais popular no país, dificilmente passamos uma semana sem ver em noticiários reportagens de greves em algum setor de qualquer parte do território nacional, mas o que leva os trabalhadores a entrarem em greve?

Bem, quando os trabalhadores não estão satisfeitos e reivindicam algum direito, há um diálogo entre os sindicatos patronal e de trabalhadores daquele setor, porém parece que esse diálogo não esta acontecendo, ninguém houve ninguém e a situação acaba em greve, nenhum dos lados quer ceder, os dois entram na Justiça, e esta vem decidir a favor de um ou de outro, como exemplo dessa situação podemos tomar por base a greve dos professores da Rede Estadual de Ensino de Santa  Catarina, que no ano de 2011 passaram por um longo período de greve, que só terminou por intervenção da justiça, e que novamente este ano estão prestes a entrarem em estado de greve. 

Não seria mais fácil resolver isso através do diálogo e não deixar essa situação chegar a tal ponto, até com troca de acusações e prejudicando toda a população? Eu penso que sim, porém para isso ocorrer seria necessário um bom e correto diálogo, mas a questão é que, cadê esse diálogo?

Enfim, enquanto ninguém conseguir encontrar essa forma de diálogo resolvedora dos problemas e atritos, essa situação continuará a perdurar.



2 comentários:

  1. Eu não sei se tu também tem essa impressão, mas é super comum a opinião pública criminalizar as greves, né? Como se não fosse o direito de todo o trabalhador reivindicar condições dignas de trabalho. Ou como se não fosse de direito da própria população exigir aquilo que lhe é devido. Não gosto muito de natualizações e coisas do tipo, mas acho que essa passividade tá fortemente enraizada na cultura política brasileira. :(

    :*

    http://hey-london.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mylla concordo plenamente contigo!
      Os grevistas são taxados como preguiçosos,quando alguém vê outro setor em greve pensa-se primeiramente: "Vai trabalhar vagabundo e para de reclamar" e outras coisas do gênero. Por isso e outras coisas cada vez mais esta mais difícil dos grevistas saírem satisfeitos após um estado de greve.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário!