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sexta-feira, 2 de março de 2012

Estradas; Problema do Brasil

Não vamos longe, vamos utilizar como exemplo a BR-470 que corta o nosso Alto Vale do Itajaí. Ha anos os políticos prometem (principalmente em época de eleição, ou logo após eleitos), assinam acordos, liberam verbas, mas essa tal duplicação nunca sai do papel.

A BR-470 é o principal canal de passagem de caminhões que transportam mercadorias aos portos de Santa Catarina e distribuem os alimentos advindos da agricultura local, bem como os produtos aqui produzidos pra os outros "cantos" do país, somos abastecidos graças a essa rota, mesmo assim os governantes ainda consideram essa obra irrelevante. Percebemos que em certos dias a BR-470 para literalmente, em razão do alto fluxo de veículos e que isso só tende a piorar, pois cada vez mais pessoas estão adquirindo seu próprio veículo. 

A população e meios de comunicação estão se mobilizando para cobrar atitudes do governo ara com a tal BR, porém algumas campanhas são equivocadas, como por exemplo; "Cuidado, BR-470 mata", não pode-se generalizar essa frase de forte expressão, pois a maioria dos acidentes e mortes que acontecem nessa via são causados pela imprudência dos motoristas, se a sinalização fosse respeitada o número de acidentes/mortes seria muito menor, a BR sozinha não mata ninguém!

Fugindo um pouquinho do assunto, pergunto; quem já não se assustou ao chegar perto ou passar por uma lombada física ou eletrônica? É uma bagunça total ,em tal lugar a velocidade máxima é 50 Km/h, já em outra lombada eletrônica velocidade permitida é de 40 Km/h, falando das lombadas físicas, uma e baixa e larga, outra é curta e alta, seria tão mais fácil se uma lei regulamentasse um padrão para esses redutores de velocidade!

Outra questão é a da velocidade máxima permitida em tais trechos das estradas, por exemplo na BR-470 em retas a maior velocidade máxima permitida é de 80 Km/h, mas por outro lado você percebe que não tem faixa contínua, você verifica que tem as faixas picotadas, ou seja, é permitida a ultrapassagem, daí você chega atrás de um carro que esta a 80 Km/h, e como a pista permite a ultrapassagem você a faz, mas para isso chega a velocidade de 100 Km/h e acaba tomando uma multa. Agora pergunto: Se a velocidade máxima é de 80 Km/h e a ultrapassagem é permitida, a que velocidade um carro a minha frente vai ter que estar para mim ultrapassá-lo atingindo a velocidade máxima de 80 Km/h para não tomar multa? Sua resposta deve ter ficado em no máximo em torno de 60 Km/h né? Se o engenheiro que fez esse projeto sabe disso, por que ele permite ultrapassagem nesses locais? Será que é para ver alguém ultrapassando e levando multa?


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